23/05 Diocese se despede do Padre Paulo Neves de Oliveira

A Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano se despediu do Pe. Paulo Neves de Oliveira, que morreu na manhã de segunda-feira, 21 de maio.

Seu velório que aconteceu na Igreja Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade, onde o presbítero atuava como vigário paroquial, foi marcado com muitas homenagens. Desde as 13h, início de seu velório, muitos fiéis estiveram na Igreja, para se despedir do sacerdote. Os fiéis se emocionaram e agradeceram a Deus pelo serviço prestado do sacerdote durante sua vida.

As 15h foi celebrada a primeira Missa de corpo presente e as 19h, nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, presidiu a segunda Missa, que contou a presença de vários padres de nossa Diocese. Dom Marco Aurélio relatou em sua mensagem as experiências vividas com o Pe. Paulo. Segundo o Bispo: “ele soube saborear o dom da vida de forma muita serena e intensa, vivendo sua fé em Deus e na ressurreição. Sou grato a Deus pela oportunidade que tive de há poucos dias encontrar-me com Pe. Paulo e ver sua convicção na vida eterna”. Ao final da Santa Missa, Dom Marco agradeceu aos fiéis, padres, colaboradores paroquias e aos responsáveis pelo cuidado ao padre no Hospital Margarida, onde foi muito bem acompanhado pelos profissionais da saúde. As 22h foi celebrada a terceira e última Missa em João Monlevade.

Na manhã desta terça-feira, 22 de maio, às 6h, o cortejo fúnebre seguiu para a cidade de São José do Goiabal onde, na Igreja Matriz São José, foi acolhido por diversos fiéis. Às 09h, Dom Marco Aurélio, com a presença de vários padres e do Diácono Geraldo Evangelista, presidiu a última Missa e exéquias de Pe. Paulo Neves de Oliveira. Para a homilia, convidou Pe. Marco José, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade, onde Pe. Paulo morava e atuava como vigário. Pe. Marco José, emocionado, agradeceu a Deus a vida e a vocação de Pe. Paulo, lembrando seu lema de ordenação presbiteral “A quem iremos Senhor? Só tu tens Palavra de Vida eterna” (Jo 6,68), destacou a serenidade e confiança do Pe. Paulo em Deus e que, mesmo com suas limitações, se esforçava para viver seu ministério de forma fecunda e intensa. Lembrou ainda, referindo-se ao Evangelho sobre Marta, Maria e Lázaro (Jo 11), proclamado na Santa Missa, que a “ausência de Jesus gera morte” e a presença de Jesus é a própria manifestação da vida… e que por mais que a “Betânia” de Pe. Paulo seja João Monlevade, seu coração estava em São José do Goiabal. Dom Marco Aurélio, logo após a Santa Missa, celebrou as exéquias de Pe. Paulo e o cortejo seguiu para o cemitério local.

Pe. Paulo Neves foi pároco desta Paróquia de São José, em São José do Goiabal entre 1996 a 2003. Manifestou o seu desejo de ser sepultado nesta cidade, onde também estão sepultados sua mãe e sua irmã.

Com muitas palmas, Pe. Paulo Neves foi sepultado, logo após a bênção da sepultura, celebrada pelo Pe. José Ricardo, vigário desta referida Paróquia.

Que nosso irmão, Pe. Paulo Neves, descanse em Deus Pai, autor da vida.
Dai-lhe Senhor o repouso eterno, e brilhe para ele a vossa luz.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação