Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

22/07 Festa de Santa Maria Madalena
Compartilhar

Hoje, 22 de julho, celebramos a Festa de Santa Maria Madalena, aquela que seguiu Jesus em todo o seu trajeto a caminho de Jerusalém, que foi testemunha ocular dos momentos de Sua Morte e a primeira a ver Nosso Senhor ressuscitado (Mt 27, 56).

Contudo, infelizmente, em torno de sua identidade há uma confusão, uns dizem que ela é a prostituta arrependida, outros, hereticamente, que ela seria noiva de São João Evangelista e até esposa de Jesus, mas conforme as escrituras quem é Maria Madalena? Conforme nos diz São Lucas, Maria Madalena foi uma seguidora de Jesus, de quem Ele tinha expulsado sete demônios, e que juntamente com um grupo de mulheres acompanhavam Jesus e seus discípulos nas viagens do seu ministério e que com recursos próprios os ajudavam (Cf. Lc 8, 1-3).

Por esta experiência, o Papa Emérito Bento XVI afirmou que a história de Maria Madalena, “recorda a todos uma verdade fundamental: discípulo de Cristo é aquele que, na experiência da debilidade humana, teve a humildade de lhe pedir ajuda, foi por Ele curado e se pôs no seu seguimento de perto, tornando-se testemunha do poder do seu amor misericordioso, mais forte do que o pecado e a morte”.

Sobre ela, Santo Tomás de Aquino acrescenta: “Deve-se reconhecer aqui um tríplice privilégio concedido a Madalena. Em virtude do primeiro, de caráter profético, ela mereceu ver os anjos; o profeta, com efeito, é quem serve de mediador entre os anjos e o povo. Em virtude do segundo, consistente na elevação angélica, ela viu a Cristo, a quem desejam contemplar os anjos. Em virtude do terceiro, que é o ofício apostólico, ela tornou-se apóstola dos Apóstolos, e por causa disso lhe foi confiada a tarefa de anunciar aos discípulos a Ressurreição do Senhor, a fim de que, assim como no princípio a mulher levara ao homem palavras de morte, assim também uma mulher anunciasse agora palavras de vida”.

Neste dia, peçamos sua intercessão para que possamos seguir Jesus bem de perto.

Santa Maria Madalena, rogai por nós.