22/03 Juntos Somos Mais

Queridos Irmãos e queridas Irmãs,

Evangelizar e deixar-se evangelizar não é nada fácil, pois, afinal, precisamos nos deixar conduzir pelo Espírito Santo que move os nossos corações e a Igreja.

Ser Pároco em uma paróquia, como a São Geraldo Magela, com sua dinamicidade e com uns agentes de pastoral que vivem essa dinamicidade, é um grande desafio. Ainda mais quando sentimos que muitos não estão abertos às mudanças.

Queremos afirmar que buscamos dar o melhor de nós, fazer o que nos é possível… Não para nós, mas para o bem da Ação Evangelizadora, Pastoral, Administrativa da paróquia, da diocese e para o Reino de Deus. Sentimos que, muitas vezes, estamos sozinhos e parece que o fardo pesa!

O papa Francisco fala em renovar as estruturas da Igreja. Será essa a sua e a nossa dificuldade na paróquia S. Geraldo? Ele fala que a missão se encarna nas limitações humanas e que “a Igreja, que é discípula missionária, tem necessidade de crescer na sua interpretação da Palavra revelada e na sua compreensão da verdade” (EG 40). É preciso deixar fortalecer em nós o “coração missionário” que, segundo Francisco, “nunca se refugia nas próprias seguranças, nunca opta pela rigidez auto defensiva. Sabe que ele mesmo deve crescer na compreensão do Evangelho e no discernimento das sendas do Espirito, e assim não renuncia ao bem possível, ainda que corra o risco de sujar-se com a lama da estrada” (EG, 45). Precisamos ter abertura para viver a Igreja “em saída”!

Reafirmamos, que mesmo em meio às dificuldades enfrentadas diante das mudanças, que a Paróquia São Geraldo precisa assumir com mais dinamismo a caminhada das CEBs e das MISSÕES. Temos potencialidade para isso. Assim sendo, convocamos todos os Agentes de Pastoral para abraçarem essa caminhada. Nossa Paróquia tem a vitalidade Missionária. Não podemos e não devemos deixar esse jeito de ser Igreja. É preciso que todas as Pastorais, os Movimentos e Serviços assumam o jeito missionário e se deixem tocar pelo apelo Evangelizador, que vem sendo feito pelo Papa Francisco.

Vamos fazer com que a nossa Liturgia, assuma e expresse o nosso jeito de ser nas missas e celebrações. Sabendo que a Liturgia significa ação em favor do povo, em favor da comunidade. Uma boa formulação acerca da Liturgia encontra-se na Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II: a Sacrosanctum Concilium. Ali se diz que a Liturgia é “o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força” (SC n.10). Se a Liturgia é o ápice, é preciso que ela seja o motor que move a engrenagem da nossa ação Pastoral e Evangelizadora e nos ajude a viver o encontro diário com o Deus da Vida. Precisamos estar mais abertos para viver uma ação litúrgica missionária e ao estilo da caminhada das CEB´S. O Papa nos ensina que é preciso “promover uma vida litúrgica autêntica, de modo que possa haver sintonia entre o que a liturgia celebra e o que vivemos em nossas vidas”.

Desejamos a todos e a todas uma Feliz e Abençoada Páscoa! Que o Cristo ressuscitado encha nossos corações de uma verdadeira alegria missionária!

Muitas bênçãos de Deus em sua vida, pela intercessão de N. S. Aparecida e São Geraldo!

Rezem por nós!