02/01 Janeiro: tempo de esperança

Amigo Leitor, amiga Leitora do “Anúncio em Ação”, estamos iniciando mais um ano e que ele seja de muitas bênçãos e realizações.

Quero agradecer ao Pe. Sérgio pelo tempo em que ele esteve na Paróquia, como Vigário Paroquial. Sem dúvida alguma foi um tempo de muito trabalho e muitas realizações. Sei o quanto ele foi importante neste três anos e meio, ajudando a implementar um novo ritmo na Paróquia nos pontos de vista Pastoral e Administrativo. Cada um que passa pela Paróquia contribui para o seu crescimento e seu dinamismo. Creio que para o Pe. Sérgio foi um tempo de aprendizado. A Igreja é dinâmica e nesta dinamicidade há gente que vai e que vem. Chegou a hora do Pe. Sérgio recomeçar em um outro lugar. Que ele tenha as Bênçãos de Deus, através da intercessão de São Geraldo.

Sem o Pe. Sérgio vamos recomeçar, afinal a Paróquia é exigente e eu sei dos desafios que terei que enfrentar, ficando sem um Vigário Paroquial. Estou disposto a enfrentar mais este desafio e quero contar em primeiro lugar com as suas orações e com o apoio dos Agentes de Pastoral, dos Leigos e Leigas da Paróquia para que possamos continuar a nossa caminhada Pastoral e Administrativa.

Neste ano, precisamos colocar em prática as Ações das DGAE – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil para o quadriênio 2019-2023, cuja centralidade da evangelização é a pessoa de Jesus Cristo, o Missionário do Pai. A Comunidade é apresentada como a imagem da ‘CASA’. Na construção da casa (comunidade), temos quatro pilares, que serão a base da Comunidade Eclesial Missionária, o que lhe dará sustentação:

1.  Pilar da Palavra: Iniciação à Vida Cristã e animação bíblica da vida e da pastoral.
  2. Pilar do Pão: Liturgia e Espiritualidade.
  3. Pilar da Caridade: A serviço da vida – ação caritativa e sócio-transformadora.
  4. Pilar da Ação Missionária: Estado permanente de missão.

Além do mais vem aí o Plano Pastoral Diocesano que está sendo construído com as Assembleias Comunitária, Paroquial, Regional e a Diocesana que acontecerá em março. O Plano Diocesano dará o norte da caminhada de nossa Igreja Particular de Itabira-Fabriciano. E assim que ele for aprovado vamos precisar elencar suas ações e colocá-lo em prática na Paróquia.

Somos convidados pela Igreja do Brasil através da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – a assumir a Campanha da Fraternidade 2020 que tem como tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc10,33-34). O objetivo Geral: Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, que a vida é DOM e COMPROMISSO; cultivar relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e diante do planeta, nossa Casa Comum.

A CF 2020 é um grito de alerta para que possamos encontrar caminhos para os problemas de nossa sociedade como: violência de todas as espécies, desemprego, crise econômica, pobreza crônica, depressão, ansiedade, drogas, abusos sexuais, roubos, idosos abandonados e sobretudo os mais fracos: crianças, menores, mulheres e minorias: índios, quilombolas, homossexuais entre tantos outros.

Vamos que vamos vivenciar este Novo Ano na Paz e na harmonia e com muita disposição de gastar a nossa vida por Jesus e em prol do Reino de Deus.

Feliz 2020! Muitas bênçãos de Deus!

Conto com a intercessão de N. S. Aparecida e de São Geraldo! Rezem por mim!

Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira – Pároco