06/06 Notícias da Paróquia Jornada Mundial de Oração pela Santificação do Clero

“O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”
São João Maria Vianney

Na riqueza da profundidade da Solenidade do Coração de Jesus, que celebraremos na próxima sexta, 8 de junho, a Igreja convoca os filhos leigos e leigas para rezar, diante do Santíssimo Sacramento, pela santificação do Clero, e lhe dedica a oração da Hora Santa neste dia. Nesta ocasião, todos somos convidados a intensificar nossas orações pelos ministros ordenados, pois eles são canais da ternura de Deus através dos sacramentos. Intercessão essa, que expressa nossa gratidão pela oferta de vida de cada um que respondeu o chamado do Senhor.

Para tanto a Pastoral Presbiteral e a Comissão Diocesana de Liturgia prepararam esse momento de espiritualidade – Hora Santa pela Santificação do Clero, que foi encaminhado a todas as paróquias para que possam rezar como sinal de comunhão, pela santificação de nossos bispos, padres e diáconos. Cada paróquia será responsável por organizar em quais comunidades e horários acontecerão esse momento.

Editorial: Hora Santa Pela Santificação do Clero

Merecedores de uma profunda oração do povo de Deus

O Catecismo da Igreja Católica, nos ensina que “Não há santidade sem renúncia e combate espiritual”(§2015), e assim para todos nós, contudo, percebe-se quão maiores são as renúncias e as batalhas daqueles que exercem o ministério sagrado na Igreja. Embora, sejam ministros da graça, imbuídos da autoridade do Cristo, afinal, não são imunes às fragilidades e nem “blindados” contra as tentações.

Assim, se faz necessário, que no Ano Nacional do Laicato, assumamos uma postura de oração pelo clero, que sem o qual, não teríamos acesso aos sacramentos. Que na contemplação do peito aberto de Jesus, à mostra do seu Sagrado Coração, que supliquemos para nossos bispos, padres e diáconos, “os mesmos sentimentos de Cristo” (Fl2, 5) diante dos desafios do cotidiano, que a vocação de cada um seja movida na frequência do Sagrado Coração de Jesus, e que para aqueles que são vocacionados ao ministério ordenado, que ao olhar para o lado aberto de Jesus, não se fechem no medo, no egoísmo e nem se prendam as dificuldades, mas que se abram a aventura de responder o chamado de Cristo, afinal “Deus não tira nada, Ele dá tudo” (Bento XVI).

Nádia Duarte
Freelancer Católico