02/03 JÚBILO PELOS 15 ANOS DE NOSSA PARÓQUIA

Vamos viver este mês de Júbilo, com as comemorações dos 15 anos de Instituição da Paróquia São Geraldo. Este será um tempo acima de tudo, de recordar e deixar passar pelo coração tudo aquilo que essa Paróquia viveu, agradecendo a Deus e permitindo que o nome de Jesus fosse anunciado, testemunhado e que o seu amor fosse comunicado a todas as pessoas. Além de agradecer a Deus, queremos agradecer a todos os que fizeram e fazem parte dessa história. Agradecer, em primeiro lugar, a todos os Padres que deram testemunho e anunciaram o amor de Jesus. Queremos também agradecer a todos os que colaboraram e estão colaborando com as Pastorais e participando dos Movimentos, das atividades sociais e espirituais dessa paróquia, como sinal do seguimento de Jesus, permitindo que a paróquia seja um lugar da morada de Deus e do encontro de irmãos que celebram a fé. Agradecer as Secretárias e os Secretários que contribuíram para a organização Pastoral e Administração da Paróquia, prestando serviço na Secretaria paroquial e aos demais funcionários: Zeladoras, Pedreiros e ajudantes.

Além de recordar e agradecer, é tempo de renovar o nosso compromisso de participação e empenho para que esta paróquia continue a sua missão, e, cada um de nós, sentindo-se convocado por Jesus ressuscitado, viva a sua missão cristã, participando da vida da paróquia e sendo testemunha de Jesus em todos os ambientes. Nesse sentido, queremos, então, renovar o compromisso e o empenho para continuar participando ativamente dessa paróquia, para que ela seja uma paróquia viva, que quer acolher os irmãos, seguindo a Jesus Cristo e vivendo a sua missão.
Não restam dúvidas que muitos Leigos e Leigas contribuíram para o bom êxito desta Paróquia. Sou sabedor de muitas histórias que aconteceram nas comunidades e de muitas pessoas que doaram a vida para começar a formar a comunidade. Muitos nem imaginavam que aqui um dia pudesse ser uma Paróquia São Geraldo. Ai de mim se não fossem os Leigos e Leigas que, hoje, colocam a vida a serviço e têm colaborado na Ação Evangelizadora e Pastoral, bem como na Administração da Paróquia.

Vejo que, a cada dia, fica mais evidente que o Leigo e a Leiga devem buscar e promover o bem comum:

• Na defesa da dignidade do homem e de seus inalienáveis direitos à vida, à segurança, ao trabalho, à moradia, à educação, à religião, à participação em associações livres;

• Na proteção dos mais fracos e necessitados: crianças, anciãos, marginalizados, jovens, desempregados, encarcerados;

• Na construção da paz, da liberdade, da justiça, “apresentar a fisionomia duma Igreja comprometida com a promoção da justiça em nossos povos” (Puebla 777); “sério compromisso com a promoção da justiça e do bem comum, agente de justiça” (Puebla 793).

Assim o leigo cristão é “homem da Igreja no coração do mundo e homem do mundo no coração da Igreja” (Puebla 787).

Como eu gostaria que essa Paróquia fosse mais Missionária! Pois, às vezes, vamos deixando-nos levar pelos afazeres de uma agenda, ficando engessados em rótulos e regras e perdemos o ideal Missionário. Vejo que precisamos estar identificados com a Missão.

Agradeço a Deus por estar aqui e por fazer parte destes 15 anos! Que esta Paróquia possa ser fecunda em adolescentes e jovens que se sintam tocados pela graça da vocação presbiteral. Ser padre vale a pena!

Muitas bênçãos de Deus!
Contamos com a intercessão de N. S. Aparecida e São Geraldo! Rezem por nós!

Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira – Pároco
Pe. Sérgio Henrique Gonçalves – Vigário Paroquial