Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

19/04 Notícias da Paróquia Missa do Lava-pés, da Instituição da Eucaristia, Translado e Adoração do Santíssimo Sacramento
Compartilhar

Todas as vezes que celebramos a eucaristia nós fazemos memória do Senhor que passou a sua vida em doação continua aos seres humanos, pelo seu corpo e sangue.

A Paroquia São Geraldo Magela como toda Igreja iniciou na quinta-feira (15) o tríduo pascal que antecede a Pascoa que é o centro de toda a vida do Senhor pela salvação da humanidade, e também da vida e da liturgia cristã. A memória que fazemos durante a missa da ceia do Senhor e do lava-pés, estão bem presentes as memórias da páscoa judaica, que se constituía uma passagem da escravidão para a terra prometida, mas, sobretudo a páscoa cristã, que é a passagem da paixão e morte para a ressurreição do Senhor. Antes da sua reflexão, padre Aloisio Vieira contou a longa história da salvação do povo hebreu que depois de mais de 400 anos vivendo como escravos no Egito foram salvos através de um homem, Moisés e fez um paralelo com a pascoa cristã.

A instituição da Eucaristia está bem presente na Carta de São Paulo aos Coríntios lida durante a missa. Lá o apostolo São Paulo com toda propriedade diz que Jesus tomou o pão e, depois de dar graças disse: ‘tomai e comei’. Com o cálice com vinho disse: ‘tomai e bebei, fazei isto em memória de mim’, do Senhor (1 Cor 11, 23-26). Já no evangelho em sua reflexão padre Aloisio Vieira que neste dia estava sendo assistido no altar pelo Diácono Henrique, diz que o evangelista João não colocou as palavras da última ceia, no pão e no vinho doados para todos os seres humanos pelo Senhor Jesus, mas sim ele mencionou o lava-pés. O lava-pés aludiu à atitude de Jesus que sendo Mestre e Senhor ensinou a todos a importância do serviço, de se lavar os pés uns dos outros, de buscar uma vida de pessoas serviçais, sempre prontos a ajudar os outros, para que todas as pessoas cumpram uma missão de servir, diante do povo e diante de Deus. A exemplo dos padres, que vieram para servir o povo de Deus.

E Finalizando sua homilia antes de realizar o translado do Santíssimo Sacramento para adoração, padre Aloisio falou que o Cordeiro imolado arrebatou as pessoas da morte para a vida. Ele veio de Deus para a terra por causa do ser humano, revestindo-se da humanidade no seio da Virgem Maria.
Ele destruiu a morte pela sua morte: ele foi levado como Cordeiro e morto como ovelha. Ele libertou a todos da morte para a luz, da morte para a vida, fazendo de seus discípulos um sacerdócio novo, um povo novo. Ele é de fato o Cordeiro imolado, mas ressuscitou dos mortos. Ele reergueu o ser humano do fundo do sepulcro.

Pastoral da Comunicação

VEJA TAMBÉM