01/10 Outubro: Mês Missionário

Celebramos um mês de muitas Festas em nossa Paróquia, a saber: São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, São Geraldo, o Padroeiro e São Lucas. Além do mais, comemoramos o Mês Missionário e o DNJ – Dia Nacional da Juventude.

Somos convocados a ser Missionários e Missionárias através de nosso batismo. A Igreja precisa de cristãos que assumam o Projeto Missionário e que façam com que as Paróquias e Comunidades sejam Missionárias. Somos chamados a ser Igreja em saída, ad gentes, enviada a testemunhar a alegria do Evangelho em todo o mundo.

O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história.

Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21).

O papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor.

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos.

O DNJ 2018 será comemorado, no dia 20 de outubro, na Paróquia São José da Lagoa, em Nova Era e tem como tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e o Lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Muitas bênçãos de Deus em sua vida, pela intercessão de N. S. Aparecida e de São Geraldo!

Rezem por nós!

Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira