28/05 Notícias da Paróquia Padre Hideraldo preside Missa e confere o Sacramento da Crisma a jovens e adultos na Igreja Matriz da Paróquia São Geraldo, em Ipatinga (MG)

“O único Espírito distribui os múltiplos dons que enriquecem a única Igreja: é o Autor da diversidade, mas ao mesmo tempo é o Criado da unidade”.

Papa Francisco.

Aconteceu no domingo, 26 de maio de 2019, na Igreja Matriz de São Geraldo Magela, em Ipatinga (MG), a confirmação do Sacramento da Crisma de 29 adultos. Sendo que 27 concluíram o IVC(Iniciação à Vida Cristã) e 02 da Catequese. O rito de imposição das mãos e unção dos crismandos foi realizado pelo pároco, padre Hideraldo Veríssimo Vieira, que presidiu a Santa Missa.

Diante da assembleia e dos introdutores do IVC, Padre Hideraldo ressaltou em sua homilia a importância e o valor do Sacramento da Crisma, pois “é neste Sacramento que o fiel renova as suas promessas do santo batismo”, onde “todos vocês tornam-se testemunhas de Cristo”.

Prosseguindo, fez questão de recordar o sentido profundo desse Sacramento, relatando que “através da Crisma, recebemos o dom do Espírito Santo, por meio da unção com o óleo consagrado. Crisma é um tempo que nos leva a Cristo, o ungido pelo Espirito Santo; é também Confirmação, pois reforça a graça do batismo na vida de cada um, de cada uma”, explicou.

Em sua catequese, o Papa Francisco destacou o forte vínculo do sacramento da Crisma com toda a iniciação cristã. “De fato, seu significado brilha à luz do Batismo e se faz pleno na Eucaristia”. Por isso, antes de receber a unção espiritual que confirma e reforça a graça do Batismo os crismandos são chamados a renovar as promessas feitas um dia pelos pais e padrinhos”. Agora são eles mesmos a professar a fé da Igreja, prontos a responder ‘creio’ às perguntas que o bispo ou o padre lhes dirige. Prontos, em particular, a crer no Espírito Santo, que é Senhor e dá a vida, e que, por meio do sacramento da Crisma, lhes é concedido de forma particular”. A vinda do Espírito requer corações recolhidos em oração. Depois da oração silenciosa da comunidade, o Bispo ou o padre, estendendo suas mãos sobre os crismandos, suplica a Deus que infunda neles o seu Santo Espírito Paráclito”.

Pastoral da Comunicação – Pascom
Fotos: Daniela Marinho e Vilton Cantarino Silva.       Fonte: Site Diocesano