01/10 Palavra do Padre de Outubro: A Vida é Missão!

Querido Irmão e Querida Irmã! Vamos na alegria e com cuidado, devido a Pandemia, celebrar o mês Missionário, o DNJ (Dia Nacional da Juventude) e na Paróquia muitas Festas: São Francisco de Assis, N. S. Aparecida, São Geraldo Magela e São Lucas e a Ordenação dos Diáconos Permanentes, entre eles, dois da Paróquia São Geraldo: Henrique Armstrong Carvalho Rodrigues e Márcio Rogério Vieira Honorato.

“A Vida é Missão” é o tema da Campanha Missionária de 2020. Assim nos fala o Pe. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias: “Ser missionário significa que a vida toda é uma missão. Ela não se reduz a tarefas, atividades, cursos, encontros ou visitas. Mas a missão é o todo do nosso ser! Inclusive a pessoa que está enferma e não pode mais sair de sua casa é missionária pelo seu próprio ser, onde ela está. Não há como desvincular a vida da missão. O Papa Francisco também tem destacado a dimensão existencial da missão através das exortações apostólicas Evangelii Gaudium e Gaudete et Exsultate”.
A cada dia o Papa Francisco questiona a prática pastoral da Igreja e a desafia a romper os seus muros e se fazer presença efetiva de Cristo no mundo. Ser uma Igreja, uma paróquia missionária é muito simples, desde que os católicos não fiquem esperando as coisas acontecerem e sim façam o que cabe a cada pessoa fazer: viver e anunciar a Palavra de Deus. Que nossa Paróquia possa, cada vez mais, estar assumindo e vivendo a dinâmica Missionária.

O DNJ (Dia Nacional da Juventude) tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17). A proposta do DNJ deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é? / Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM! ”. “O DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e também comprometida com a realidade social em que se vive, tendo como base a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo”, afirmou Dom Nelson Francelino, referencial da Juventudes, da CNBB.

Na Diocese, devido a Pandemia, o DNJ será online e acontecerá na Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata. Teremos um momento de um Bate Papo sobre o tema e depois, a missa presidida pelo Bispo Diocesano.

A Juventude é uma das prioridades de nossa Diocese. Vejo que temos um caminho longo a percorrer para que, de fato, haja uma ação de protagonismo juvenil. Assim nos fala o PAEP (Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral): A pastoral da juventude, juntamente com outros segmentos juvenis que formam o “setor juventude” na diocese, tem feito um esforço no sentido de motivar e ajudar na organização dos jovens e na sua participação na vida eclesial. Mas, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Ao mesmo tempo em que padres e lideranças leigas reclamam da ausência dos jovens nos trabalhos pastorais, estes clamam por mais espaços e acolhida na comunidade eclesial missionária.

Diante desta realidade será preciso centrar esforços para fortalecer o setor juventude e trabalhar na articulação de uma pastoral juvenil na Diocese, que poderá ser um caminho para dinamizar a evangelização da juventude e responder, à altura, aos muitos desafios enfrentados pelos jovens, nesse novo contexto de mundo, na busca por vida, dignidade e felicidade.

Somos desafiados a todos os momentos pelos nossos jovens: O que podemos fazer? Como colocar em prática a prioridade na Paróquia? Quais as portas precisam ser abertas?
Que tenhamos serenidade para que possamos evoluir com relação à Juventude, em nossa Paróquia.

Peço suas orações, por mim!
Fraternalmente,

Padre Hideraldo Veríssimo Vieira