25/07 São Cristóvão: o Protetor dos motoristas e dos viajantes

Hoje, 25 de julho, a Igreja celebra a memória de São Cristóvão, o Protetor dos motoristas e dos viajantes. Segundo a Tradição, ele era cananeu e filho de um rei pagão que lhe deu o nome de Reprobus que significa “malvado” e dedicou-o ao deus Apolo.

Ainda em sua infância, começou a destacar-se pela altura, força, e em busca de prestígio, decidiu servir ao mais forte, e logo devotou-se a um rei poderoso e a um indivíduo que alegava ser o próprio Satanás. Entretanto, os deixou, depois de perceber que eles não eram tão corajosos, já que um temia ao demônio e o outro, a Cruz.

Providencialmente, logo em seguida, ele encontrou um monge eremita que lhe catequizou e batizou, porém, Reprobus ainda tinha ainda bloqueio com Nosso Senhor. Contudo, aceitou a missão de oferecer seus ombros para ajudar pobres, crianças e velhos a atravessar um rio caudaloso e perigoso, no qual muitos haviam morrido ao tentar fazer a travessia.

Certa ocasião, Reprobus pôs nos ombros um menino, que ficava cada vez mais pesado durante a travessia, a ponto dele quase não conseguir terminá-la, mas para sua surpresa, ao chegar a margem, já exausto, o menino revelou-lhe: “Eu sou Jesus e estais carregando nas costas o Redentor e os pecados do mundo”. E ordenou a Reprobus que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, apareceu no mesmo local uma linda palmeira.

Este milagre provocou a conversão de muitos e a fúria do rei da região, que instigado pela perseguição aos cristãos comandada pelo imperador Décio, ordenou que Cristóvão, nome a qual ele passou a ser chamado e que significa “aquele que carrega Cristo”, fosse capturado e martirizado e decapitado, e assim foi feito.

Neste dia, pedimos a intercessão de São Cristóvão para que também nós sejamos portadores de Cristo, onde quer que nos dirijamos. Entregamos aos seus cuidados todos os motoristas para que tenham firmeza e vigilância no volante, e também os viajantes, para que sejam protegidos e cheguem bem ao seu destino.

São Cristóvão, rogai por nós!