14/05 Notícias da Paróquia São Matias, rogai por nós!

Hoje, 14 de maio, a Igreja faz memória de São Matias, o escolhido para substituir Judas Iscariotes como apóstolo de Jesus Cristo. Sobre essa escolha, conta o livro dos Atos dos Apóstolos (1, 21) que Pedro diante da assembleia no Cenáculo, ponderou que um dos homens que estavam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre eles, do batismo de João até sua ascensão, se tornasse com eles, “testemunha da sua Ressurreição”.

Para esta vaga, tinha-se dois candidatos, José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias. Após pedirem ao Senhor que mostrasse qual destes dois era o escolhido, tiraram a sorte entre os dois e o selecionado foi Matias. Aqui, vale esclarecer que o ato de “tirar a sorte” para conhecer a vontade divina era um método muito utilizado no Antigo Testamento e que não tem semelhanças com os jogos de azar que nosso imaginário contemporâneo possa tender a comparar.

Segundo os escritores Mario Sgarbosa e Luigi Giovannini, “nada se sabe de suas atividades apostólicas, nem se morreu mártir ou de morte natural”, pois os relatos de sua vida pertencem aos escritos apócrifos. Para tanto, por consenso, a tradição acredita que São Matias decapitado, o que deu origem as representações do santo com um machado e o título de padroeiro dos açougueiros e carpinteiros.

Neste dia, peçamos ao Senhor que a exemplo de São Matias, vivamos nesta terra como testemunhas da Sua ressurreição, não por desejo de se destacar ou obter privilégios, mas sim de agradá-Lo com nossa gratidão e reverência.

São Matias, rogai por nós!