Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

30/05 Solenidade da Santíssima Trindade
Compartilhar

Pela graça de Deus, vivemos um maravilhoso itinerário de fé nos últimos tempos. Contemplamos a Encarnação do Verbo, Sua Vida, Morte e Ressurreição, e em seguida vislumbramos e experienciamos a manifestação do Espírito Santo. Por isso, concluída a revelação das pessoas divinas, hoje, 30 de maio, celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade.

Conforme o Catecismo da Igreja Católica, “o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. E, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na hierarquia das verdades da fé” (§CIC 234).

Para tanto, a Igreja nos recorda que os cristãos não professam a fé em três deuses, mas um só Deus em três Pessoas, afinal as pessoas divinas não se dividem, pelo contrário, tem a mesma essência, mesma natureza divina: “n’Eles tudo é um, onde não há a oposição da relação” (CIC § 255).

Entretanto, em sua unidade essas pessoas divinas se distinguem entre Si pelas relações de origem, que as põem em referência umas com as outras, pois “o Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho” (CIC § 48), assim como ilustra Santo Agostinho: “o Pai é o que ama; o Filho é o Amado; e o Espírito Santo é o Amor”. Sendo assim, “cada pessoa divina realiza a obra comum segundo a sua propriedade pessoal” (CIC § 258).

Neste dia, muito mais do que somente compreender, somos convidados a contemplar a comunhão de amor da Santíssima Trindade, e a desejar viver em união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Rezemos com Santa Elisabeth da Trindade, que deixou muitos ensinamentos sobre este mistério: “Ó meu Deus, Trindade que eu adoro, ajudai-me a esquecer-me e fixar-me em vós, imóvel e pacífica como se já a minha alma estivesse na eternidade. Que nada possa perturbar a minha paz, nem fazer-me sair de vós, ó meu Imutável, mas que cada minuto me leve mais longe na profundeza do vosso Mistério”.