01/03 Notícias da Paróquia É Tempo de Quaresma

Olhemos o tempo da Quaresma como o tempo de estreitarmos os nossos laços de amor e comunhão com Deus

Com uma agenda favorel aos fieis, ou seja, com horarios e locais mais proximo de sua comunidade, a Paroquia Sao Geraldo Magela de Ipatinga (MG) celebrou a missa da quarta-feira de cinzas e abriu oficialmente nivel paroquial, a Campanha da Fraternidade 2020. Este ano ajudando o padre Hideraldo Vieira nas Missas/celebraçoes contamos com a presença dos padres Antuniel Ribeiro Augusto e Efraim Solano Rocha e do canditado ao diaconato permanebte Henrique Armstrong Carvalho Rodrigues.

Pela graça de Deus, começamos este tempo da graça, que é o tempo quaresmal, é o tempo oportuno, é o tempo da bênção que o Senhor mesmo nos dá para que rasguemos o nosso coração, a fim de que nele o Senhor possa entrar para renovar, para santificar, fazer novas todas as coisas.

Não olhemos o tempo da Quaresma como um tempo pesado, como tempo daquela penitência dura em que vamos ter de ficar de molho. Não! Olhemos o tempo da Quaresma como o tempo de renovação da alma, do espírito, do coração e das relações humanas. Olhemos este tempo como oportunidade de estreitarmos os nossos laços de amor e comunhão com Deus.  Para isso, são três os elementos que a Quaresma nos oferece: primeiro, a cura da nossa alma, da nossa relação conosco, da nossa própria intimidade humana.

O tempo da Quaresma nos convida a estreitarmos os nossos laços de amor, de amizade nos relacionamentos que nós temos com a humanidade, com as outras pessoas. A Santa Igreja nos ensina que, durante o período da Quaresma, tempo forte de conversão, os fiéis são convidados a expressarem, de forma mais vibrante e concreta, três elementos que fortalecem o espírito e buscam a santificação pessoal, por intermédio do perdão dos pecados: o jejum, a oração e os atos de caridade (entre eles, a esmola).

Quaresma é tempo de sairmos de nós para irmos ao encontro do outro, por isso caprichemos na caridade, no amor fraterno, caprichemos mesmo nas nossas relações com a sociedade ferida, machucada por causa do pecado, e prestemos, sobretudo, atenção ao que a Campanha da Fraternidade está nos dando: são muitos os sofredores, são muitos os que estão nas nossas esquinas, ao nosso lado e ao nosso redor, precisando do nosso amor e da nossa caridade fraterna.

Que Deus nos dê uma santa e abençoada Quaresma para crescermos na via espiritual, no nosso relacionamento com Deus e com o nosso próximo.

Pastoral da Comunicação.