13/03 Notícias da Igreja 60 anos da Campanha da Fraternidade são homenageados em sessão solene na Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira, 12 de março, aconteceu uma sessão solene, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), em homenagem aos 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. Estiveram presentes na mesa, no plenário, o primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva; o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen e a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro de Souza.

Na cerimônia, padre Jean Poul agradeceu a homenagem e falou sobre a importância da Câmara em refletir e, sobretudo, colocar em prática esta Campanha da Fraternidade sobre a Fraternidade e a Amizade Social. “A Câmara Legislativa em todas as suas instâncias seja ela municipal, estadual ou federal é uma casa de diálogo, do povo e é daqui que deve nascer o testemunho, o exemplo de uma verdadeira amizade social”, salientou.

Dom João Justino, primeiro vice-presidente da CNBB, agradeceu em nome da presidência da entidade os deputados que propuseram a sessão solene. Também retomou os objetivos permanente da Campanha da Fraternidade e citou os gestos concretos, como a Coleta Nacional, que constitui o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS.

Ele também agradeceu todos os que colaboram com a Coleta Nacional da Solidariedade e recordou que em 2023 foram arrecadados cerca de 7 milhões de reais que foram distribuídos para aproximadamente 300 projetos pelo Brasil.

Na cerimônia, irmã Eliane ressaltou que a Campanha da Fraternidade é uma iniciativa singular da Igreja Católica no Brasil, de organização da CNBB. “Neste tempo litúrgico da Quaresma e em preparação a grande celebração da páscoa de Jesus, sua vitória sobre a morte, o pecado, as injustiças e a certeza de que o ponto final da nossa história é a vida plena, abundante, ressuscitada para todos e todas e o Pai, em Jesus, nos oferece na gratuitade do seu amor uma Campanha da Fraternidade”, ressaltou.

Assista a cerimônia na íntegra:

CNBB