17/05 Notícias da Igreja Dom Edmar José da Silva é Ordenado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte em Alto Rio Doce-MG

No dia 11 de maio de 2024, Dom Edmar José da Silva foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no município de Alto Rio Doce, em Minas Gerais. Este foi um evento significativo para toda a comunidade católica brasileira. Dom Edmar escolheu o lema “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 99,2) como uma maneira de expressar seu compromisso com um ministério cheio de entusiasmo e dedicação.

A cerimônia reuniu cerca de 3.500 pessoas, mostrando a fé e a unidade da comunidade católica. Dentre os presentes estavam autoridades eclesiásticas, incluindo o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e os bispos consagrantes, Dom Airton José dos Santos e Dom Francisco Barroso Filho. Além deles, estavam presentes outros prelados da igreja católica, como Dom Gil Antônio Moreira, Dom Joel Maria dos Santos, Dom Walter Jorge Pinto, Dom Geovane Luís da Silva, Dom Danival Milagres Coelho, Dom João Justino de Medeiros Silva, Dom Geraldo de Souza, Dom José Eudes Campos do Nascimento, Dom Francisco Cota de Oliveira, Dom Darci José Nicioli C.Ss.R., Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Dom Júlio César Gomes Moreira, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa e Dom Edson José Oriolo dos Santos. Também estavam presentes padres, diáconos, seminaristas, religiosos/as e leigos/as de toda Arquidiocese de Mariana e de outras Igrejas Particulares brasileiras.

Durante a homilia, Dom Walmor reforçou a essência do serviço pastoral, destacando a importância de servir com generosidade e compaixão, especialmente junto aos mais necessitados. Ele lembrou a todos os presentes que o episcopado não é um título honorífico, mas uma vocação para o serviço, fundamentado na escuta atenta do Evangelho e na imitação do amor do Bom Pastor.

Expressando gratidão aos presentes e àqueles que o acompanharam ao longo de sua caminhada, desde os primeiros dias como coroinha na Arquidiocese de Mariana, Dom Edmar pediu humildemente que continuassem a rezar por ele. Ele reconhece que o ministério episcopal é uma responsabilidade sagrada que requer a bênção e o suporte espiritual de toda a comunidade de fé.

CNBB Leste 2