01/07 Apaixonados pela Missão

Queridos Irmãos e queridas Irmãs, vamos, com muita alegria, celebrar neste mês o Aniversário das Santas Missões Populares (SMP). São 8 anos de caminhada missionária desta Paróquia São Geraldo, que tem muito que caminhar ainda e a contribuir na dinâmica missionária da Diocese.

O missionário é aquele que está disposto a ir onde há necessidade de alguém que ofereça seus dons e sua vida ao serviço dos mais necessitados.

Ser Missionário é colocar-se à disposição dos irmãos, principalmente dos doentes, pobres e marginalizados… Testemunhar e não se preocupar em falar aos outros. “Anunciar o Evangelho a todas as criaturas”. Denunciar todo o sistema que escraviza… Ter as mesmas atitudes de Jesus Cristo. Ter o coração aberto para todos que se achegarem. “Rezar com o coração e não somente com a boca”. Não ter medo de dizer o sim, como nossa mãe Maria o fez. “Ser fiel ao projeto que nos é proposto pelo Pai”.

Todo o povo de Deus deve anunciar o Evangelho. “A evangelização é dever da Igreja. Este sujeito da evangelização, porém, é mais do que uma instituição orgânica e hierárquica; é, antes de tudo, um povo que peregrina para Deus” (EG 111). Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Jesus Cristo. E é vivendo esse amor que somos DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.

“Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos”. Assim sendo, queremos que neste ano possamos fazer um grande DESPERTAR MISSIONÁRIO nas Comunidades da Paróquia.

Convoco todos os Agentes de Pastoral para que possamos abraçar as comemorações do 8º Aniversário das Missões. Para isso, todos os Agentes de Pastoral – Ministros, Catequistas, Jovens, Liturgia (Leitores, Ministérios de Música: cantores e tocadores) e todos os membros das Pastorais, dos Movimentos e Serviços para que possamos fazer acontecer o tríduo missionário – com as visitas missionárias e as comemorações do aniversário das SMP.

Vamos fazer diferente e assumir a missão como uma Igreja em saída. Uma Igreja, uma comunidade ou um cristão, que não sejam missionários não são propriamente Igreja. O inverso também procede. Uma missão ou pastoral que não seja ou não se preocupe em ser Igreja nada tem a ver com missão. Igreja e missão são versos e reversos de uma única e mesma moeda. Não há uma sem a outra. Ser Igreja é ser missionário e ser missionário cristão é ser Igreja.
Eu, Padre Hideraldo, sou apaixonado pela missão e rezo para que a cada dia aumente o espírito missionário em mim e para que surjam mais missionários. O missionário alegra a muitos com seu serviço generoso e faz o Reino de amor acontecer.

Muitas bênçãos de Deus em sua vida, pela intercessão de N. S. Aparecida e São Geraldo!

Rezem por nós!