07/06 Notícias da Igreja Papa Francisco nomeia novo bispo para a diocese de Rio do Sul (SC)

O Papa Francisco  nomeou nesta sexta-feira, 7 de junho, o padre Adalberto Donadelli Júnior, do Clero de Joinville (SC), como o quinto bispo para diocese de Rio do Sul (SC). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao nomeado.

Saudação ao novo bispo da Diocese Rio do Sul

Estimado irmão, monsenhor Adalberto Donadelli Júnior,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Rio do Sul, em Santa Catarina, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.

Tendo contribuído em diversas funções na Diocese de Joinville, especialmente no ensino em universidades e no seminário diocesano, o irmão é chamado agora ao ministério episcopal na Igreja particular de Rio do Sul.

Possa o exemplo de São João Batista, padroeiro de Rio do Sul, ser inspirador de seu novo ministério, especialmente no sentido de ser aquele que anuncia a vinda do Filho de Deus e, quem, num gesto de humildade, disse não ser digno de desatar a correia das sandálias de Cristo, reconhecendo a grandeza de Jesus na história da Salvação.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Currículo e trajetória eclesial

Padre Adalberto Donadelli Junior nasceu em Paranavaí (PR) no dia 26 de dezembro de 1974. Filho de Adalberto Donadelli (em memória e Elza Zanardi Donadelli. Entrou para o Seminário dos Missionários Servos dos Pobres, em Curitiba (PR), em 1990.

Cursou a Faculdade de Filosofia, no Studium OSBM, em Curitiba (PR), de 1997 a 1999. No ano 2.000, ingressou no seminário teológico da Diocese de Joinville. Cursou a Faculdade de Teologia no Instituto de Teologia de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis de 2.000 a 2003. Em 14 de agosto de 2004 foi ordenado diácono. Foi ordenado Presbítero no dia 16 de outubro de 2004, em Joinville, pela imposição das mãos de Dom Orlando Brandes. Fez mestrado em Teologia Espiritual pelo Teresianum em Roma, de 2009 a 2011.

Após sua ordenação presbiteral, exerceu as seguintes funções: vigário paroquial da paróquia Senhor Bom Jesus em Guaramirim (SC), 2004; Vigário paroquial da paróquia Cristo Ressuscitado em Joinville (SC), 2005; Reitor do seminário menor e propedêutico Divino Espírito Santo em Joinville (SC) de 2006 a 2009; Membro do conselho de Presbíteros e Consultores de 2006 a 2008; Fez a escola sacerdotal do movimento Focolar em Loppiano, Florença, na Itália, 2009; Reitor do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe da diocese de Joinville na cidade de Florianópolis de 2011 a 2018.

Também foi administrador da paróquia São Luís Gonzaga em Joinville, 2013; Conselheiro Espiritual das equipes de Nossa Senhora de 2013 a 2024; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário em Joinville, 2014; Pároco da Paróquia São João Batista em Garuva (SC) de 2016 a 2019; Membro do conselho de presbíteros e Consultores de 2012 a 2014; Coordenador da Pastoral presbiteral de 2012 a 2014; Membro do Colégio de Consultores e Conselho de presbíteros de 2019 a 2024; Professor de Teologia na Faculdade de Teologia de Santa Catarina (FACASC) de 2011 a 2023; Professor de Teologia da Universidade Católica de Santa Catarina, 2018 e 2019; Presidente da Osib do Regional Sul 4, 2024; Reitor do Seminário Filosófico São Francisco Xavier da Diocese de Joinville na cidade de Brusque de 2019 a 2024.