17/05 Notícias da Igreja Papa nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Belo Horizonte (MG)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 15 de maio, o padre José Otácio Oliveira Guedes como bispo titular de “Severiana” e bispo auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte (MG).  O monsenhor José Otácio pertence ao clero da arquidiocese de Niterói (RJ) e, até então, estava exercendo o serviço de reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma. A CNBB enviou saudação ao nomeado.

Saudação ao Monsenhor José Otácio

Estimado irmão, monsenhor José Otácio Oliveira Guedes,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação como bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.

Tendo contribuído imensamente com a formação de diversos padres estando à frente do Colégio da CNBB em Roma, o Pio Brasileiro, agora o irmão é chamado ao ministério episcopal junto a dom Walmor Oliveira de Azevedo na Igreja particular de Belo Horizonte.

Possa Nossa Senhora da Piedade, a padroeira da arquidiocese de Belo Horizonte, neste mês Mariano, interceder e conduzir o seu pastoreio, na certeza do amor infinito de Jesus, aquele  que deu sua vida para que todos tenham vida, ensinando-nos a depositar em Deus Pai toda nossa confiança, dóceis à ação amorosa e terna do Espírito Santo.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial

Padre José Otacio Oliveira Guedes nasceu em São Sebastião do Maranhão (MG) em 26 de fevereiro  de 1974. Filho de Adão de Souza Oliveira e Aulíria Alves Guedes. Ingressou no seminário São José da arquidiocese de Niterói (RJ) em 1991, concluindo a formação inicial no Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma. Foi ordenado diácono em 9 de outubro de 1999, e presbítero em 29 de agosto de 2000.

É doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio (2008-2012). Mestre em Teologia Bíblica pela Gregoriana de Roma (1998-2001). Bacharel em Teologia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, Roma (1995-1998) e curso filosófico com os beneditinos, na FSBRJ (1993-1994).

Foi formador no seminário maior da arquidiocese de Niterói: Vice-reitor (2001-2003), reitor do seminário maior (2004-2006) e formador dos seminaristas de Filosofia (2013-2016). Foi capelão da Igreja Imaculada Conceição, em Niterói (2001-2006). Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores (2004-2006).

Pároco da paróquia São Pedro Apóstolo de Venda das Pedras, em Itaboraí (RJ) (2006-2012). Diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói (2013-2016). Assistente da Pastoral Universitária (2013-2016). Coordenador dos Cursos de Teologia para Leigos e formação de catequistas da Arquidiocese de Niterói (2013-2016).

Professor de exegese do Novo Testamento na graduação e pós-graduação da PUC-Rio (2003-2008; 2012-2017).

De 2017 a 2020, foi missionário na arquidiocese de Porto Velho (RO), no projeto Igrejas Irmãs. Em Porto Velho, foi administrador da área missionária de União Bandeirantes e da comunidade Santa Dulce dos Pobres do Bairro Novo, e professor de Bíblia no Seminário São João XXIII e da Faculdade Católica de Rondônia.

Desde 2020 exerce a função de Reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.