07/06 Notícias da Igreja Segundo dia do Simpósio Teológico aborda papel da catequese na construção de uma igreja mais formativa

O segundo dia do Simpósio Teológico “Catequese a Serviço de uma Igreja Sinodal” foi marcado por discussões profundas e inspiradoras sobre o papel da catequese na construção de uma igreja mais formativa, participativa e missionária. O evento, realizado na PUC-Rio, contou com a presença do bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro, dom Joel Portella, que trouxe reflexões enriquecedoras e desafiadoras para os participantes.

A jornada começou com uma calorosa recepção aos participantes, seguida de uma oração, enfatizando a importância da Palavra e da comunhão no contexto da sinodalidade. A abertura foi realizada pelo coordenador do Simpósio, professor Fábio Siqueira, que destacou a relevância do tema na atualidade e a necessidade de um compromisso renovado com a catequese.

A leiga da diocese de Montes Claros e presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Oliveira, e dom Joel Portella conduziram a temática central do dia “Interpelações de uma Igreja Sinodal à Catequética”. Destacaram a sinodalidade como uma dimensão essencial da Igreja que vai além da simples participação.

“A sinodalidade não é apenas um método, mas uma expressão da essência da Igreja. É o caminhar juntos como povo de Deus, ouvindo e acolhendo a diversidade de vozes e experiências”, afirmou dom Joel.

Após a palestra, os participantes se engajaram na mesa redonda, trocando experiências e ideias sobre a catequese a serviço de uma igreja sinodal.

O dia foi encerrado com as comunicações pelos proponentes de temas diversos relacionados as temáticas discutidas no simpósio.

O simpósio continua amanhã com mais palestras e atividades.