13/03 Notícias da Paróquia Porque a cor litúrgica da Quaresma é o roxo?

Na sua sabedoria, a Igreja utiliza da linguagem simbólica das cores para bem se expressar, como assim nos esclarece a Instrução Geral do Missal Romano: “a diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente de modo mais eficaz, por um lado, o caráter peculiar dos mistérios da fé que se celebram e, por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do ano litúrgico”.

No tempo quaresmal, bem como no Advento, tempos marcados pela espera, a Igreja se veste de roxo que simboliza a penitência, serenidade e a contrição. Com o sentido profundo, ao contemplarmos as vestes roxas, somos convidados a viver este tempo na espera da Páscoa do Senhor, em oração, sacrifício e vigilância, unindo nossos corações ao D’Ele no deserto.